Acerca do «Mundo flutuante»

terça-feira, 3 de julho de 2012

Mistérios da Europa: 21º. Maratón de los Cuentos de Guadalajara

Cartaz 2012
Celebrou-se no fim de semana de 13 a 15 de junho o 21º. Maratón de los Cuentos de Guadalajara, este ano subordinado ao tema Mistérios da Europa.
E porquê Mistérios da Europa? Para tentar explicar o que não tem explicação! Neste difícil início do século XXI, pareceu importante à organização do Maratón convocar representantes de todos os países do espaço europeu para darem a conhecer mistérios dos seus países, tão diversos quanto por vezes surpreendentemente similares:  Porque cada pueblo ha tratado de interpretar con historias aquello para lo que no encontraba explicación racional, y aunque la táctica no parece haber conseguido el objetivo que buscaba  -las grandes preguntas siguen en pie- ha producido un rico patrimonio inmaterial que aún hoy continúa creciendo porque, ¿qué son las leyendas urbanas si no nuevos intentos de explicar lo que no tiene explicación? 
Pela terceira vez, o projecto da associação de promoção da leitura que promove o Maratón de los cuentos foi contemplada com um financiamento do programa Cultura 2007/2013 da União Europeia (Apoio a festivais) e pôde deste modo reunir trinta contadores, um de cada país do espaço europeu, para divulgarem e reflectirem em conjunto, num seminário realizado entre os dias 12 e 15, historias de misterio (que) son las que, cuando terminan, dejan más preguntas que respuestas!
Maratón 2012.
Para além deste seminário, desenrolam-se, como sempre, dezenas de eventos em simultâneo: nas ruas, em espaços monumentais, no Teatro Moderno, nos jardins do Palácio. E este ano trinta contadores representando a Europa (de Portugal: os Andante, António Fontinha e Luís Carmelo) contaram também, nas suas línguas, com tradução simultânea ou consecutiva, juntando-se aos mais de mil contadores que contaram para milhares de espectadores atentos ao longo de cerca de 48 horas ininterruptamente. 

Espectáculo de rua.
Neste ambiente de Mil e uma noites que envolve o Palácio do Infantado, é contudo no cenário montado no grande Pátio dos Leões que vive o coração palpitante deste evento, o que o torna único entre todos: narradores profissionais, políticos, escritores conhecidos irmanam-se a milhares de contadores anónimos: crianças, mais velhos, adultos... Em Guadalajara, todos aprendem a contar em público e, não menos importante, a... saber ouvir. 
Para que esta festa da palavra contada aconteça, dezenas de pessoas dedicam-lhe durante muitos meses o melhor de si mesmas, mais de duas centenas de voluntários apoiam-na incondicionalmente durante vários dias, e toda a cidade nela participa de diferentes formas: do acolhimento a todos quantos chegam para los cuentos, à escuta activa, hora após hora, de todo o tipo de histórias.
Uma experiência única e irrepetível de encontro e de partilha, de vivência do eu interior e do inconsciente colectivo, do melhor de todos e de cada um de nós. 

Até para o ano!
Despedida 2012.
PS: Gracias a Borron y Cuento Novo por las fotos y a Stop20motion por el vídeo...

Sem comentários:

Enviar um comentário