«Google it!» |
Google classic: pesquisa por correio com resposta em 30 dias
e Google homepage 1998 (protótipo original)
Google homepage 2011 |
Conhecida antes de mais como o gigante dos motores de pesquisa de texto, a Google.inc. diversificou, de 1998 até hoje, os seus serviços em todas as áreas da web: pesquisa de imagem fixa, partilha de vídeos, email, cartografia, noticiário, comunicação via telemóvel, informação académica...
Na verdade, o termo googlization afirmava, já em 2003, o esmagador domínio da Google sobre a maioria das formas de troca de informação na Web, e prenunciava a imparável expansão da Google agora também detentora de media tradicionais, como o New York Thimes, diversas agências de notícias... ou seja, uma imensa percentagem de toda a informação disponível! O que também significa que, no seu conjunto, todos estes serviços combinados geram aquilo que os especialistas designam como «efeito cumulativo», um poder fortíssimo, potencialmente problemático.
Segundo Jordan Rohan, um analista da empresa de avaliação financeira Stifel Nicolaus, «É impressionante a capacidade da Google de apostar na diversificação de serviços, que não fazem parte das componentes do seu negócio que já dão lucro». O que dá sentido às recentes notícias sobre a existência do projecto Google X, um laboratório secreto, de localização desconhecida e desconhecido da maioria dos funcionários da própria empresa, onde a Google trabalha uma lista de 100 ideias para produtos inovadores, alguns dos quais oriundos da ficção científica!
É nesta perspectiva que se aconselha a leitura o artigo Criticism of Google da Wikipedia de língua inglesa. Estaremos então preparados para utilizar as ferramentas Web 2.0 que a Google nos oferece.
É nesta perspectiva que se aconselha a leitura o artigo Criticism of Google da Wikipedia de língua inglesa. Estaremos então preparados para utilizar as ferramentas Web 2.0 que a Google nos oferece.
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