Acerca do «Mundo flutuante»

domingo, 20 de novembro de 2011

Do universo Google: Google Docs

Tipos de documentos partilháveis online
Para além do Gmail, uma das ferramentas mais utilizadas no universo Google é o Google Docs. Este pacote permite editar, guardar e partilhar diversos tipos de documentos: texto, folhas de cálculo, apresentações, formulários, desenhos e mesmo som, e.g., documentos nos formatos (Cf. extensões) .doc, .xls, .cvs, .ods, .odt, .pdf, .rtf e .htm. A partilha e a edição simultânea e em tempo real por parte de vários utilizadores é outra das vantagens desta aplicação.

Para criar o seu Google.doc, apenas necessita deuma ligação à Internet e de aceder, através de uma qualquer conta de email, a http://docs.google.com. Pode começar por se informar através de uma das muitas «introduções» mais simples, disponíveis na net, como a do sítio brasileiro Amadeus. Depois é apenas uma questão de ir explorando a criação, importação e partilha dos diferentes tipos de documentos.

A edição partilhada de vários documentos, constitui uma das grandes vantagens do Google docs já que permite que os respectivos autores se encontrem em diferentes partes do...mundo,o que é ideal para trabalhos em equipa. A cada documento são atribuídas permissões para edição colaborativa.

A versão actual apresenta um novo visual  alternativo ao visual clássico e promete num futuro próximo o trabalho on-offline. Contudo, esta opção denota ainda muitas limitações: só é possível a partir do download do Google Chrome, não permite ainda a edição, apenas a visualização, e somente de documentos e de folhas de cálculo, não de imagens ou apresentações, por exemplo.

De um modo geral, os diferentes docs apresentam também várias limitações quando comparados com o Word, o Excel e o Power Point. A velocidade de edição é  limitada devido à gravação automática e torna-se mais lenta ainda para quem não usar banda larga. E, claro, se não fizer o download dos docs para o seu pc, ao perder a ligação, perde tudo e não lhe é possível trabalhar offline.

No estado em que se encontra presentemente, esta ferramenta detém contudo grandes potencialidades e, segundo a Google, permitirá em breve a mudança online-offline que o Gmail já oferece. Para informação suplementar e dúvidas, a Google propõe a Ajuda doc e o respectivo fórum. O sítio PCW publicou 20 segredos do Google docs que, entre outros, também vale a pena consultar.

Sem comentários:

Enviar um comentário