Acerca do «Mundo flutuante»

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Repositórios fotográficos online: Flickr, Fotos Sapo, Google fotos Picasa

10 dicas para fotografar

O recurso a repositórios fotográficos online para guardar e tratar fotografias oferece presentemente inúmeras vantagens tanto a simples amadores como a profissionais de diferentes áreas: bibliotecários, jornalistas, professores... Com efeito, repositórios como o Flickr , o Fotos Sapo ou o Google fotos Picasa permitem um tratamento suficiente e fácil das fotografias, bem como a respectiva organização em diferentes colecções ou álbuns. Os utilizadores registados podem anotar as imagens, indexá-las através de «etiquetas» e «abri-las» a comentários de outros utilizadores: amigos, colegas, fãs. A respectiva publicação permite, em princípio, guardar imagens em segurança e com o grau de privacidade desejado pelo utilizador. 

Funcionando como redes sociais especializadas em fotografia, a generalidade destes repositórios permite também que, caso seja autor de um sítio, de um blogue ou mesmo de uma página de Facebook, possa «carregar» directamente as fotografias a partir do seu repositório sem que estas «pesem» na memória disponível das suas páginas web.
 
O mais conhecido destes repositórios é o Flickr que, entretanto e face à concorrência de outras plataformas de fotografia, se especializou, dirigindo-se agora a um público mais exigente.  Funciona como uma rede social da grandes amadores de fotografia: os diferentes utilizadores participam em concursos temáticos diversificados e comentam as imagens uns dos outros. Em Portugal, o exemplo mais conhecido da utilização profissional do Flickr é o da Galeria da Biblioteca de Arte da Fundação Gulbenkian.
Uma das funcionalidades dos repositórios de fotografias é também a sua utilização partilhada em outras plataformas, nomeadamente em blogues e fóruns de discussão. Dado que presentemente o Flickr não permite essa partilha, o Sapo fotos ou o Google fotos Picasa, os outros dois repositórios fotográficos mais utilizados entre nós, constituem uma melhor opção. 



O PublicDomainPictures.net é, como o nome indica, um repositório de fotografias livre de direitos de autor que reúne 4 400 utilizadores online e disponibiliza 17 631 fotos gratuitas.


Para abrir uma conta em qualquer deste repositórios basta para seguir as respectivas instruções. Depois é apenas uma questão de gosto e de investimento pessoal.