Acerca do «Mundo flutuante»

domingo, 20 de novembro de 2011

Do universo Google: Google Docs

Tipos de documentos partilháveis online
Para além do Gmail, uma das ferramentas mais utilizadas no universo Google é o Google Docs. Este pacote permite editar, guardar e partilhar diversos tipos de documentos: texto, folhas de cálculo, apresentações, formulários, desenhos e mesmo som, e.g., documentos nos formatos (Cf. extensões) .doc, .xls, .cvs, .ods, .odt, .pdf, .rtf e .htm. A partilha e a edição simultânea e em tempo real por parte de vários utilizadores é outra das vantagens desta aplicação.

Para criar o seu Google.doc, apenas necessita deuma ligação à Internet e de aceder, através de uma qualquer conta de email, a http://docs.google.com. Pode começar por se informar através de uma das muitas «introduções» mais simples, disponíveis na net, como a do sítio brasileiro Amadeus. Depois é apenas uma questão de ir explorando a criação, importação e partilha dos diferentes tipos de documentos.

A edição partilhada de vários documentos, constitui uma das grandes vantagens do Google docs já que permite que os respectivos autores se encontrem em diferentes partes do...mundo,o que é ideal para trabalhos em equipa. A cada documento são atribuídas permissões para edição colaborativa.

A versão actual apresenta um novo visual  alternativo ao visual clássico e promete num futuro próximo o trabalho on-offline. Contudo, esta opção denota ainda muitas limitações: só é possível a partir do download do Google Chrome, não permite ainda a edição, apenas a visualização, e somente de documentos e de folhas de cálculo, não de imagens ou apresentações, por exemplo.

De um modo geral, os diferentes docs apresentam também várias limitações quando comparados com o Word, o Excel e o Power Point. A velocidade de edição é  limitada devido à gravação automática e torna-se mais lenta ainda para quem não usar banda larga. E, claro, se não fizer o download dos docs para o seu pc, ao perder a ligação, perde tudo e não lhe é possível trabalhar offline.

No estado em que se encontra presentemente, esta ferramenta detém contudo grandes potencialidades e, segundo a Google, permitirá em breve a mudança online-offline que o Gmail já oferece. Para informação suplementar e dúvidas, a Google propõe a Ajuda doc e o respectivo fórum. O sítio PCW publicou 20 segredos do Google docs que, entre outros, também vale a pena consultar.

sábado, 19 de novembro de 2011

Google: um universo em expansão


«Google it
Para os milhões de fãs do Google, esta empresa é «uma das maiores invenções da humanidade»! Contudo, mesmo distanciando-nos do fan(atismo) desta afirmação, a verdade é que a Google é parte integrante do quotidiano dos utilizadores da Internet. E neste contexto não é mera ficção a ordem dada, há cerca de cinco anos, pela personagem da série americana Dr. House a um médico especialista da sua equipa: «Google it!» Para se obter uma ideia mais completa da dimensão desta empresa, devemos cotejar a página «Tudo sobre o Google» com a página sobre o Google da Wikipédia.
 Google classic: pesquisa por correio com resposta em 30 dias
e Google homepage 1998 (protótipo original)

Google homepage 2011
Conhecida antes de mais como o gigante dos motores de pesquisa de texto, a Google.inc. diversificou, de 1998 até hoje, os seus serviços em todas as áreas da web: pesquisa de imagem fixa, partilha de vídeos, email, cartografia, noticiário, comunicação via telemóvel, informação académica...

Na verdade, o termo googlization afirmava, já em 2003, o esmagador domínio da Google sobre a maioria das formas de troca de informação na Web, e prenunciava a imparável expansão da Google agora também detentora de media tradicionais, como o New York Thimes, diversas agências de notícias... ou seja, uma imensa percentagem de toda a informação disponível! O que também significa que, no seu conjunto, todos estes serviços combinados geram aquilo que os especialistas designam como «efeito cumulativo», um poder fortíssimo, potencialmente problemático.

Segundo Jordan Rohan, um analista da empresa de avaliação financeira Stifel Nicolaus, «É impressionante a capacidade da Google de apostar na diversificação de serviços, que não fazem parte das componentes do seu negócio que já dão lucro». O que dá sentido às recentes notícias sobre a existência do projecto Google X, um laboratório secreto, de localização desconhecida e desconhecido da maioria dos funcionários da própria empresa, onde a Google trabalha uma lista de 100 ideias para produtos inovadores, alguns dos quais oriundos da ficção científica!

É nesta perspectiva que se aconselha a leitura o artigo Criticism of Google da Wikipedia de língua inglesa. Estaremos então preparados para utilizar as ferramentas Web 2.0 que a Google nos oferece.